O livro Dignidade não tem Idade, lançado em 20 de dezembro de 2023, celebra os 83 anos do Asilo dos Idosos de Vitória e 20 Anos do Estatuto da Pessoa Idosa.
O Asilo dos Idosos de Vitória foi fundado em 1940 com a missão de proporcionar dignidade aos idosos sem distinção de gênero, raça ou crença religiosa. O livro reconta essa jornada de mais de oito décadas, entrelaçando relatos, análises documentais e fotografias históricas e ainda fala sobre o papel do Asilo na conquista do Estatuto da Pessoa Idosa, criado em 2003.
O livro mergulha na rica trajetória da instituição ao longo de seus 83 anos de atividade e trás uma reflexão sobre a sua importância na história da luta que levou à conquista do Estatuto da Pessoa Idosa. Além disso, aborda a discussão da dignidade como conceito e conquista civilizatória, destacando sua presença nos fundamentos do Estatuto da Pessoa Idosa e sua aplicação na vida real e examina como a dignidade pode ser cultivada para o futuro, propondo reflexões sobre ações para uma sociedade mais justa.
O conceito da obra foi idealizado e doado por José Antônio Martinuzzo, psicanalista, escritor e professor titular da UFES. A pesquisa, o texto e a edição são dos jornalistas Heryck Sangalli e Amanda Meschiatti. O livro foi embasado a partir da pesquisa realizada em mais de 80 anos de atas de reuniões, documentos institucionais, acervo fotográfico e entrevistas com pessoas que fizeram e fazem parte da história do Asilo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Asilo, Robson Melo, afirma que esse momento foi histórico. “Nos recordou a caminhada de luta para que o Asilo nunca deixasse de acolher com muito carinho os idosos e idosas, com toda a dignidade. Histórico também porque este dia faz história para um futuro de mais atenção e confiança de que a Dignidade é valor máximo na instituição.”
Sedeney Tavares, superintendente do Asilo, reforça o quão emocionante é o livro . “Relembrar cada momento da trajetória do Asilo, antes espalhado, agora concentrado em uma obra única, é simplesmente sensacional e emocionante. Não é apenas um registro, mas uma celebração de vidas, histórias e laços que se fortalecem ao longo do tempo.”
Conheça cada página carregada de carinho e memórias. A obra tem o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da GSA. Todo valor arrecadado com as vendas é revertido para a manutenção do Asilo e o cuidado com os 80 idosos assistidos pela instituição.